segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Tecnologia Aliada à Processos!

Ao analisar o cenário tecnológico do Brasil com visão para processos, pode acreditar, estamos atrasados em quase tudo. Estrutura, Tecnologia, qualificação de pessoas e própriamente dito "processos".
A falta de padronização dos processos logísticos (Distribuição) e também na administração das empresas (ERP- Contabilidade, Controladoria, Faturamento, Etc.) faz com que tenhamos muita divergência na hora de prestar um serviço de qualidade, pois não basta apenas oferecer o produto e entregar, temos também que garantir e assegurar o circulo de informação que geramos ao vender, comprar e entregar.
Atualmente temos Wms, Tms, ERP, MRP, MRP2, mas não temos um SCMS (Supply Chain Management System), algo que controle e mantenha informações de processos ativos para quem compra, quem vende e quem transporta principalmente, alimentando um sistema a nível nacional com tempo real de controle.

Já vi isso rodando por ai, porém mais uma vez não se padronizou, causas diversas como alto custo de aquisição, manuseio confuso, pessoas resistente à mudanças, falta de treinamento, etc.
Ver empresas interligadas por um único sistema pode ser a chave para trancar a corrupção fiscal!
Uma pena que a receita federal é também (com muito pesar) resistente à mudanças!

Estou desenhando um programa com espectativa muito grande de que vai dar certo, algo simples a primeira vista mas que vai impulsionar empresas ao redor desse Brasil.

Por Acacio Borges

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Empreendedores da/para CLASSE C!

Alguns anos essa classe "C" não tinha muito valor para se investir em prestadores de serviços, produtos, etc, antes era apenas classe média ou classe baixa e seus respectivos produtos classificatórios!

Com o andar da economia ao longo dos anos, principalmente nesta última década, podemos ver nitidamente que alguns conceitos estão se renovando afim de atender a todos sem restrições, desafios como este são impostos por nós brasileiros.

Estima-se que o consumo da classe C vai ser o carro chefe de milhares de empresas nos próximos anos! Temos que fazer algo que venha alavancar os negócios de forma saudável e sustentável afim de apresentar serviços e produtos de mesma ou melhor qualidade que estávamos acostumados a ver raramente.
Parece mentira, mas basta parar para ver os noticiários, parar e olhar em volta literalmente, por onde passamos temos casos de sucesso, um programa legal que costumo indicar aos amigos e parentes é aqule PEGN (PEQUENAS EMPRESAS, GRANDES NEGÓCIOS). Um tempo atrás estava vendo a uma reportagem que um morador de rua com R$ 300,00 de investimento e alguns conjuntos de camisetas está fazendo dinheiro como nenhum outro já fez, até franquia e revendedores ele já tem, este é apenas um exemplo de muitos que temos pelo Brasil!(http://www.camisetasdahora.com/)

Há diversos negócios a serem explorados por nós e não sabemos o quanto isso pode nos alavancar, investir numa idéia inovadora com foco na classe à qual quer atingir é um dos "caminhos das pedras".

Tenho um costume desde jovem que é anotar todas as idéias no papel e depois faço seleção de algumas na qual verifico qual pode ter um potencial pequeno, médio e longo e tudo com prazos e planejamento!

Um ramo que está crescendo e muito é a área de cosméticos e produtos pet para diversos seguimentos. Ambos com investimento baixíssimos e retorno garantido.
Nas minhas análises de negócios sempre me deparo com logística, mesmo sendo da área, ainda sinto muito a ausência de empresas competitivas o bastante para poder trabalhar com e-commerce, cargas expressas de valores agregado e de cuidados especiais, quase sempre recorrendo aos serviços dos correios.


Por Acacio Borges

sábado, 21 de maio de 2011

O Desconforto de uma Mudança!

Quando o corporativo decide por uma mudança organizacional seja ela em qual processo for, gerar desconfortos de pequenos, médios e longos impáctos é inevitável!
Algumas pessoas chegam a se retirar do cargo por causa deste desconforto que a mudança gera em torno de um âmbito que está preste a mudar.

Em alguns aspectos estas mudanças podem ser usadas até como método de avaliação da pessoas inserida no processo, o que acontece na verdade é praticamente o teste prático da flexibilidade desta mesma.
Por outro lado muitas pessoas são demitidas e outras pedem para sair da empresa por conta de não conseguir se adaptar ao NOVO!
Quando se deparamos com este tipo de situação, não necessariamente devemos julgá-las como fáceis, mas sim como possíveis transformação para que o cliente possa ter melhor aproveitamento do serviço oferecido.

Mudanças como estrutural, sistemas, processos e pessoas são muito comum por ai afora, o que é difícil manter é a capacidade de se adaptar quando o comodismo de determinados setores empresariais está estagnado, simplesmente inerte às mudanças, no entanto, existe pessoas alinhadas para algumas mudanças, elas devem replicar isso de acordo com o processo de mudança para que haja menos impácto possível na organização.
O exercício que temos que fazer todos os dias para que quando houver uma mudança, seja ela qual for, é fazer a mesma coisa de modo diferente, FAZER MELHOR. Se quiser saber melhor sobre impáctos e desconfortos que tais mudança podem gerar, converse com que quem já passou por uma, sugestão é perguntar para pessoas que trabalhavam com um determinado ERP, WMS, TMS, etc, e mudou para um outro sistema e averiguar, tire suas próprias conclusões.

Acácio Borges

terça-feira, 10 de maio de 2011

O velho ditado de "O BARATO CUSTA CARO"!

Não é de hoje que o nosso consumo seja ele de produtos ou serviços, vem carregado de conceitos de custo benefício.
Não acredito muito no barato - QUANDO A ESMOLA É DEMAIS ATÉ O SANTO DESCONFIA - acho bom desconfiar mesmo.
De verejo no geral, tirem suas próprias conclusões depois de refletir se algo do gênero já aconteceu com você, há serviços também que vou citar aqui!

Quando vai à alguma loja fazer alguma compra, no mínimo a venda tem que começar com um bom atendimento, alguns processos de vendas que muitos varejistas ainda deixam de passar para seus colaboradores que estão atendendo os que chamamos de cliente, a pessoa que paga nossos salários, a razão de estarmos ali trabalhando é o cliente, entã porque não atendê-lo bem?
Acredito que muitos deles tem o atendimento aceitavem desde a pré-venda até pós-venda, porém uma outra parte é vítima de processos pouco bem estruturado levando à ineficácia da empresa mantenedora da loja.
Ir comprar um móvel e levar quase 5 meses para resolver casos como troca de produtos,montagem dos mesmos, serviços de garantia. etc, nesses casos geralmente o produto está abaixo do anunciado no mercado. Geralmente os preços de varejista ficam menor quando o estoque de algum produto está ficando pequeno e querem gerar outra compra, ou o produto saiu de linha e não tem para atender demanda de trocas e devoluções, ou querem tirar um determinado ítem do estoque para fechar o CADASTRO do produto no sistema da empresa, etc, existem muitos motivos para eles venderem os produtos a baixo custo e com margem de lucro pequeno, assim eles conseguem atrair muita gente para essas mesmas promoções, no entanto eles já não conseguem manter o mesmo nível de serviços, pois estão trabalhando com estoque quase obsoleto.
Dentro da Cadeia Logística existe vários processos que podem danificar parcial ou totalmente o produto, o transporte é um deles, lembramos que os serviços assumidos na compra do produto, este por sua vez deve entregar os produtos em sua integridade física total, há também processo de montagem, este terceirizado pela empresa varejista, mais um fator de avaliação caso a montagem demore muito!
Outro fator é a entrega anunciada, um exemplo deste é o período de natal, onde as empresa anunciam que entragam ATÉ o natal e acabam atrazados pela demanda, os profissionais de logística sabem que Marketing e vendas não devem em circustância alguma anunciar algo que não podem cumprir.
ONDE VOCÊ TERIA PAGO UM PREÇO "BARATO" ACONTECE MUITAS COISAS, esta é a mensagem do post e em muitos casos eles custam mais caro e você perde um tempo valioso para resolver problemas que você não teria se comprasse em empresas conceituadas, lembrando que elas também falham, e em inúmeros casos podem ser levados a Juri para resolver apenas em PROCESSO/PROCON.
Se tivessem profissionais capacitados que tivessem vivência neste tipo de atendimento, acredito que o PROCON estava com menos processos do que atualmente.

Por isso que as vezes o barato custa caro, com a visão de ganha/ganha, as lojas já se atecipariam para ter um bom nível de atendimento pré e pós vendas.

Acacio Borges

sábado, 30 de abril de 2011

Infraestrutura Brasileira para a Logística!

Por onde começar a falar de um assunto tão importante para o desenvolvimento do nosso País?

A Infra do nosso país está ainda em constante recuperação para poder atender aos avanços e o ritmo com que vem crescendo, em tudo quanto é lugar que nós vamos tem estradas sendo duplicadas, portos sendo criados, empresas de transporte e Supply Chain se especializado cada vez mais para atender uma demanda constante e com projeção de crescimento muito grande para os próximos anos, alias estamos servindo de exemplo para o resto do mundo em alguns aspectos, é impossível que deixem passar a infraestrutura sem ao menos indicar melhorias e/ou propor métodos alternativos.
O programa PAC do Governo Federal tende a preencher lacunas antes vazias, a infra do nosso país está em constante mudança, antes podíamos dizer que nada era feito(em diversos lugares ainda essa idéia é muito forte), porém a iniciativa privada junto a empresas estatais e o próprio governo nos dão uma prévia do que tem que melhorar e priorizando o URGENTE  e o IMPORTANTE, assim analizados entram em processo de planejamento e licitações.



Quando falamos de logística, as estradas ainda deixam a desejar, não é a toa que os custos de envio via transporte rodoviário é alto e não podemos fugir muito dessa categoria, hoje nosso país chega perto de 65% de transporte rodoviário para atender uma demanda cada vez mais alta. O custo de envio são formado com base em depreciação do equipamento, custos administrativos(diversos custos inclusos) custo de manutenção e apartir desses mesmos custos são feitos os rateios e chegam a um fator de mutiplicação para se poder chegar ao preço final a ser cobrado das empresas que utilizam transportes terrestre como método de envio, alguns são mais baratos porque tem uma gestão enchuta e tem como HÁBITO customizar e otimizar alguns serviços.

O que sai mais barato construir, uma estrada duplicada ou uma ferrovia ?Quanto eu teria que desmatar para construir uma rodovia e uma ferrovia? Algumas perguntas devem ser feitas e respondida e levar em consideração a mais lógica que pode sem sombra de dúvidas trazer um maior crescimento para o país!
 Logo podemos ver que além de mais caro para construir, é mais caro transportar por uma rodovia. Além do mais não existe muito pedágio para trem no Brasil. Existe? Posto de pesagem também não tem, mas malha ferroviária que é bom, temos muito pouco comparando com outros países emergentes.

Os portos estão evoluindo cada vez mais , tem muita irregularidade ainda, mas temos que admitir que é uma área muito boa para trabalhar em questão de infra (depende o lugar e gestão adotada, porém as melhores práticas nos levam a acreditar que sim, é um bom lugar).
As ferrovias do nosso Brasil são precárias demais, a bitolagem dos trilhos são diferentes ocasionando muito tempo de transbordo, fazendo que  se criem empresas para trabalhar no EFEITO  em vez da CAUSA do problema. Os investimentos para essa área deveria ser constante, alias como falei, vale mais mandar uma produção inteira de soja ou minério via ferrovia do que via rodovia, analise bem, custo inferior, perdas pelo trajeto muito inferior, custo de embarque e desembarque muito inferior, e o PREÇO DA MERCADORIA na ponta pode ser menor e o FATURAMENTO MUITO MAIOR. Todos ganham, é o pensamento ganha/ganha entre iniciativa privada, governo e empresas estatais, os sindicatos podem entrar nessa fatia também mas tem que fazer sua parte, mas a sinergia com que trabalhamos nos tapa a visão do que pode ser melhor. O pensamento que mora neste caso é: Se está funcionando, pra que mexer? Em time que está ganhando não se mexe, mas será que pode ser melhor, IMBATÍVEL.

São exemplos do nosso cotidiano que tornam cada caso único e trabalhável. 

A infra aérea do nosso país pode melhorar e muito, a construção de mais aeroportos logísticos pode ser uma solução viável, poucas transportadoras no Brasil dispõe de frete aéreo, e aos poucos vão crescendo em um mercado pouco explorado. A infra não é só direcionada à Logística, está também na mobilidade urbana, engarrafamentos quilométricos, e sem solução a curto, médio e longo prazo!

Acompanhar as mudanças e ter idéias criativas e alternativas para contornar diversas situações que a falta de infra que o nosso país ainda enfrenta e nos impõe como desefio é sem sombra de dúvida a melhor chance de melhorar!

Acacio Borges


quinta-feira, 28 de abril de 2011

Sony deve enfrentar onda mundial de processos na Justiça por problemas no PlayStation!

Dados de usuários da rede online do videogame foram obtidos por hackers

A Sony pode enfrentar processos judiciais em todo o mundo pela demora em revelar uma violação da segurança na PlayStation Network, usada pelos usuários do videogame para jogar em rede, o que enfureceu jogadores.

A Sony desativou a rede em 19 de abril, depois de descobrir a invasão, uma das maiores da história. Mas foi apenas na terça-feira (26) que a empresa informou que o sistema havia sido invadido e que dados dos usuários podiam ter sido roubados.

Nos Estados Unidos, diversos legisladores falaram sobre a invasão –  hackers roubaram nomes, endereços e, possivelmente, detalhes de cartões de crédito de 77 milhões de usuários. PlayStation Network oferece acesso online a jogos, filmes e programas de TV. Cerca de 90% dos usuários afirmam que estão nos Estados Unidos ou na Europa.

Um escritório de advocacia da Califórnia abriu processo em nome dos consumidores.
Michael Wang, administrador de fundos internacionais da Prudential Financials, em Taipei, que tem ações da Sony, diz que "os jogadores estão furiosos pelo fato de o presidente-executivo não ter explicado a situação e os investidores estão decepcionados com a governança corporativa da empresa".

Larry Ponemon, fundador e presidente do Ponemon Institute, disse que o roubo poderia custar mais de R$ 2,3 bilhões à Sony, equivalente a uma média de quase R$ 32 para cada um dos 77 milhões de usuários que tiveram dados comprometidos. A Ponemon se especializa em proteger informações armazenadas em redes de computadores.

Analistas disseram que pessoas que planejam comprar um console podem optar pelo Xbox 360, da Microsoft, que conta com uma popular rede online. Rich Chiang, usuário do PlayStation, se disse "indignado" por suas informações pessoais terem vazado.
Especialistas em segurança dizem que a Sony terá de levar em conta a perda de negócios e também os danos a sua marca quando for fazer a conta do custo do incidente. Outras despesas relacionadas incluiriam a notificação dos clientes quanto ao ataque e a contratação de especialistas para reparar a rede.

A Sony afirmou que a demora em notificar o público foi necessária para a realização de uma investigação, mas o caso está rapidamente se tornando um pesadelo de relações públicas semelhante ao da resposta demorada da Toyota Motor relacionada a um recall gigantesco de veículos no ano passado, o que alimenta as críticas à falta de transparência das grandes empresas japonesas. 
Nem Howard Stringer, o presidente-executivo da Sony, e nem Kazuo Hirai, que foi indicado como segundo em comando da empresa no mês passado depois de comandar a criação dos serviços de rede da companhia, comentaram o assunto publicamente.
A Sony vem lutando há anos para combater as atividades dos hackers. No começo do mês, o site PlayStation Lifestyle informou que um grupo chamado Anonymous havia conduzido ataques contra páginas e serviços online da Sony, como vingança contra os esforços da empresa para reprimir os hackers.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Impulsionando o Seu Negócio com Outras Alternativas!

Hoje o micro empreendedor se depara com algumas realidades brutais do mercado no qual estão inseridos, se ele não se adequar, literalmente sai fora de atuação.
Quando falo num micro empreendedor ou micro empresa, penso que eles devem pensar/agir localmente e pensar/agir globalmente. Quando falamos isso nos referimos à globalização em si!

Há alternativas para impulsionar o negócio de forma a trasformá-lo em algo antes rústico para algo cibernético e atual, isso mesmo, cibernético. Além de empresa fixa, tem que agir globalmente de forma a atender outros públicos e ter acesso a vários mercados consumidores.A Internet ajuda e muito nestas questões!

Hoje podemos contar com as redes sociais, os sites de compras coletivas (é só se cadastrar, há vários no mercado), sites de anúncios (alguns são gratuitos, é só se cadastrar), entre outros meios. Atualmente tem portais que ajudam as pessoas e empreendedores a adotarem tais atitudes, é o caso do site www.webs.com , citado como referência para algumas pequenas empresas que ainda não estão dispostas a comprarem um domínio próprio. No caso do webs.com o site da empresa seria da seguinte forma: www.nomedaempresa.webs.com (muito funcional e todos os buscadores aceitam este modelo atualmente)

Outras ferramentas além dessas é ofertar por um canal como o Youtube.com alguns dos produtos, aqui nessa parte vale apena caprichar e muito pois já é algo mais direto para o internauta entender o que você quer com tal atitude (esta ferramenta está sendo muito usada por pessoas e empresas no mercadolivre.com.br - esta outra uma ótima ferramenta para vender seus produtos e serviços via online). O mercadolivre.com.br está em toda a América Latina e tem uma movimentação de mais 2,5 bilhões de dollares por ano e só cresce e níveis exponenciais. Quem conhece o Ebay nos Estados Unidos sabe mais ou menos do modelo de venda na qual me refiro!
Investimento em publicidade online tem um maior retorno (ROI) e para isso o google oferece ferramentas muito boas para estar atuando nessa parte do mercado, o google conta com a ferramenta ADSENSE, ADWORDS, ANALYTICS, TOOLS FOR WEBMATERS.

O AdSense - é uma ferramenta do google que você usa para poder customizar o seu site, blog, videoblog e com isso ganhar um dinheiro ainda, você configura seguindo as indicações do próprio google.(GRÁTIS)

O adwords - é uma ferramenta que você paga para o google anunciar seu site, loja, blog, videoblog, etc, afim de ganhar fluxo. Também aconselhamos a ler atentamente aos termos e contratos do google, alias é um serviço que estão pagando.(PAGO)

O Analytics - é uma ferramenta de controle e verificação de desempenho do site, blog, videoblog, etc. afim de verificar em gráficos muito bem elaborados os resultados do seu site em questão de aceitação, visitas, pageviews, etc, (esta ferramenta exporta dados para ser analisado em excel e em PDF).(GRÁTIS)

O Tools for webs master - é a ferramenta do google que ajuda a otimizar o site dando dicas e traz também outras alternativas para visualização do conteúdo.(GRÁTIS).

Muitas empresas criam blogs muito bem afeiçoados para poder chamar a clientela de forma informal e poder dar voz ao cliente/internauta, e em alguns casos o próprio blog funciona como o portal de vendas da empresa, cabe ao empreendedor analisar qual metodologia usar, não precisa contratar horrores de serviços para poder vender um produto, tem apenas que ofertar ao público certo!

Acácio Borges



domingo, 17 de abril de 2011

Tecnologia Aliada aos Processos Logísticos

A logística proveniente de campos de batalhas e guerras, hoje tem uma participação imensa na gestão empresarial e isso a nível mundial.
Para cada atividade, ramo, mercado de atuação,etc, há uma maneira de trabalhar e obter diversos resultados. Os processos logísticos fazem parte dessa cadeia de gerenciamento de bens e serviços com o propósito de controlar, planejar e agir.
Há diversas tecnologias que podem facilitar esses controles, cabe ao gestor verificar se é viável com a operação a qual está inserido, podemos citar ai a rádio frequência, RFID (radio frequency IDentification), picking by light, picking by voice, etc.
A tecnologia pode ser em estruturar ou equipamentos de movimentação e gestão via sistema.

A rádio Frequência utiliza coletores de dados e a interface do sistema WMS (Warehouse Management System) ou ERP (Enterprise Resource Planning) para gestão dos processos de recebimento, conferencia, armazenagem, gestão de estoque, separação, conferencia de expedição e carregamento, tudo com auxílio de coletores de dados e etiquetas com código de barra.




As etiquetas RFID são etiquetas eletrônicas que são controladas por antenas de Wifi ou ondas de rário fazendo comunicação entre o físico sistema inibindo os processo manuais de gestão de estoque. É mais utilizado fora do país devido ao seu alto investimento e não é aplicado a qualquer ramo ou setor no momento. Aqui no Brasil é muito utilizado em bobinas de aços, lotes de produtos de alto valor agregado.
Veja um exemplo funcional: o motorista da transportadora deixa a nota na guarita para cadastramento recebendo a permissão de entrada no pátio, chegando na doca, o sistema analisa se o que foi cadastrado está certo ativando as antenas para conferir, caso esteja tudo certo, simplesmente descarrega e o produto é levado para armazenagem inibindo o processo de conferência, pois o sitema já o fez pelo fato de cada produto ter uma etiqueta RFID. Caso o lote não estivesse certo, o sistema acusava uma divergência dando tratamento adequado à situação. É um modelo muito bom e funcional, mas no momento o seu custo não se aplica a todos os seguimentos.É uma ferramenta muito útil no inventário, pois inibe novamente as pessoas desse processo.


O picking by Light é a separação ou armazenagem via luz. São minileds (lampadas pequenas) instalada nos endereços de armazém dando uma acertividade muito grande na hora de separar e armazenar.É uma tecnologia bastante usada mas é algo que tem que ser analisado pois há um investimento médio ai dependendo do giro do produto!



Picking by Voice é a separação via voz semelhante ao coletor, a diferença é que em vez de bipar no produto, o picker (separador) vai falar com o sistema confirmando solicitações, acredito que seja a melhor ferramenta de separação para grandes centros de distribuição para o ramo varejista, atacadista e distribuidores de grande porte e que podem investir em algo melhor. Os benefícios desse modelo é que o picker fica com as mãos livres para trabalhar sem ter o impecílio de estar com coletores na mão ou relatórios de separação.
A separação ganha em tempo e produtividade.

A tecnologia funciona, mas nós temos que lembrar que trabalhamos com pessoas, e estas por sua vez tem uma resistência muito grande quanto a novas tendências.

Para o controle de carga desde a sua partida até o seu destino as pessoas que administram este blog, estão constrindo uma ferramenta muito útil e de grande valia e com investimento baixo e de acuracidade 100% nos controles de carga.

Há diversos produtos aliado ao seu setor de atuação, para poder definir e mostrar qual é o melhor a ser usado na operação, o gestor da área tem que se comprometer com as melhorias e optar pela ferramenta que mais vai ajudar e otimizar o processo dele.

Por Acacio Borges


terça-feira, 12 de abril de 2011

OEM e ODM! O QUE DEVEMOS SABER DESSAS PRÁTICAS EMPRESARIAIS?

Antes uma breve definição dos mesmos:

OEM(Original Equipment manufacturer): é uma modalidade de distribuição e comercialização de produtos fabricados por terceiro e montados para formar um produto,muito comum em produtos de informática, indústria automobilística e celulares. Muito de seus praticantes compram o produto afim de agregar a um outro componente para poder formar um só. Ex: o carro é montado com várias peças de fornecedores diferentes, a mesma coisa acontece com os computadores e celulares.

ODM(Original Design Manufacturer): é a modelo de fabricação e comercialização mais usado na atualidade, pois abrange o produto e disign do fabricante e receberá a marca da companhia compradora no final do processo. É como mandar fazer computadores pela empresa XXX e pedir simplesmente para mudar a marca podendo esta vir como YYY.

Essas práticas fazem parte do Third Part Business ( trabalho de terceirização), deixando o KNOW HOW de fabricação com um terceiro e se concentrado no seu CORE BUSINESS (Atividade foco da empresa).

Mas o que me chamou a atenção esta semana foi um caso especial, um produto qualquer que compramos no supermercados por ai afora, acabam caindo no mesmo esquema, mas ninguem leva em conta a qualidade.

Vamos tomar como exemplo um simples jogo de faqueiros, quando visitamos nossos parentes mais antigos ainda vemos os faqueiro de época, bem trabalhados, reforçados e caros na época também, hoje é muito brilho e pouca qualidade.
Sabíamos que o processo de fabricação era mais robusto e menos eficaz em questão de rapidez (lead time de fabricação), porém poucos empresários olham as melhores práticas do passado para ver o futuro, não é a toa que quando vemos um produto produzido fora e com padrões diferentes de qualidade acabam sendo tão caros, para se atingir um ciclo de vida aceitável de um produto devemos olhar para o passado um pouco.

Os eletrodomésticos por exemplo, o ciclo de vida diminuiu e muito, são raras as casas que ainda comporta uma gelareira das antigas em funcionamento, ou uma máquina de lavar também. Este modelo produtivo se adaptou ao contínuo crescimento da população e suas respectivas rendas. A era do descarte vem com um ciclo muito curto de renovação! Hoje a maioria é da seguinte opnião: se quebrou, joga fora e compra outro (claro, existe uma anãlise de custo ai).

Pode parecer Bobagem estar levantando questões tais como acima citados, mas a questão da qualidade reflete diretamente na marca com certeza, e estamos vivenciando uma era onde até mesmo as empresas Top estão aderindo ao OEM e ODM, também não estou dizendo que é uma prática irregular, mas os fornecedores devem ser muito bem selecionados com critérios de qualidade impecável.

Acacio Borges

sábado, 9 de abril de 2011

Gestão de Pessoas Associadas ao Crescimento do Capital Humano!

Gestão de pessoas antes ignorada ganha força cada vez maior num cenário como o do Brasil, muitos de nós já tínhamos idéia do papel do setor, mas ao estudar melhor sua aplicação, nos damos conta de que tudo pode ir mais além, e a Gestão de Pessoas é uma delas.
Ela cuida do clima organizacional num âmbito muito amplo, desde a entrada de um colaborador na companhia até o seu desenvolvimento contínuo dentro de um setor seja ele qual for, pois a gestão de pessoas é um conglomerado de habilidade, técnicas, métodos e práticas diferenciadas de maximizar o potencial humano na companhia.

Quando falamos de plano de carreira logo pensamos em crescimento, efetivação no trabalho! Não está errado mas não podemos esquecer que, o setor tem um trabalho minuncioso para desenvolver um plano de carreira eficaz e que traga resultado a curto, médio e longo prazo. Exemplo do que estou falando é a mudança de comportamento e agregação de valores e conhecimento para poder desenvolver habilidades e competências afim de manter o conhecimento e o espítido de winner (vencedor) vivos na empresa.
Geralmente temos como melhores práticas o mapeamento das atividades de uma companhia ( o que cada setor e função tem que ter para ser executada com eficácia) para assim fazer o inventário de pessoas e suas respectivas atividade.

Como?

A estruturação de cada passo para poder chegar a um resultado mais próximo do ideal (isso significa que cada empresa tem seu modo de tratar cada cenário, cabe ao proficional identificar como melhorar as suas práticas), chegando a uma diretriz de onde investir, como investir, tempo gasto, resultados esperados, etc.

Muitas dela optam por elaboração de treinamentos internos, ajuda de custo para poder cursar cursos técnico, graduação, pós-graduação, MBA afim de sempre estar melhorando o capital humano da empresa.
São poucos ainda que têm esta prática muito bem enraizada nos seus valores (acompanhado da visão e missão).

Antes de dar qualquer passo para o desenvolvimento com esta diretriz, quem tem que estar muito bem alinhado com o resultado final e a visão dos passos a serem seguidos é quem vai tocar esta mudança, ou seja, o profissional de RH, o Gestor encarregado do setor.
Lembre-se, planejamento é tudo para chegar a resultados melhores!

SUCESSO COM SEU PROJETO!

Att

Acacio Borges

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Dados e Fatos: Falta de mão de obra qualificada prejudica 69% das empresas!


A falta de mão de obra qualificada afeta 69% das empresas, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).
Para mais da metade (52%) das empresas do setor industrial consultadas, a má qualidade da educação básica é uma das principais dificuldades para qualificar esses funcionários.
Para driblar esse problema,78% das empresas oferecem a capacitação necessária no próprio local de trabalho.
"É um problema que atinge a indústria como um todo, dificultando o aumento de produtividade e a qualidade do produto", afirma o gerente-executivo da Unidade de Pesquisa da CNI, Renato da Fonseca.
Embora todas as áreas e categorias profissionais sejam atingidas por esse gargalo, a área de produção, principalmente operadores e técnicos, é a mais prejudicada.

A sondagem da entidade entrevistou executivos de 1.616 empresas entre os dias 3 e 26 de janeiro. Entre as empresas ouvidas, 931 são pequenas, 464 médias e 221 grandes.

CONSTRUÇÃO CIVIL
Outra pesquisa, dessa vez a cargo da Fundação Getúlio Vargas, já havia detectado os problemas de formação profissional da mão de obra nacional.
O trabalho da FGV mostrou que somente 17,8% dos trabalhadores ocupados na construção civil freqüentaram curso de educação profissional.
De 16 setores analisados na pesquisa, os com maior proporção de pessoas formadas em cursos de educação profissional são: automobilístico (45,71%), finanças (38,17%), petróleo e gás (37,34%). Já os com menor proporção são agronegócio (7%), outros (13,54%) e construção civil (17,8%).
Ao se levar em conta os níveis de formação (qualificação profissional, curso técnico e graduação tecnológica), a construção civil aparece em 14º lugar no ranking relativo à qualificação profissional e também na 14ª posição no referente a cursos técnicos. E aparece em 13º lugar se considerado o nível de graduação tecnológica. No total, são 16 setores avaliados.
Um dos principais temas de reflexão é que, apesar do aumento da escolaridade e dos salários no setor, há maior escassez de mão de obra na construção civil.
Por não empregar mulheres e jovens, os segmentos mais escolarizados da população, a tendência é de acirramento do apagão de mão de obra qualificada, segundo o estudo. A opção dos jovens é por trabalhos menos braçais. Dos 29 milhões de jovens ocupados, apenas 2 milhões trabalham no setor da construção civil.


Cursos Online na Área de Administração
FONTE: PORTAL BOL (http://noticias.bol.uol.com.br/economia/2011/04/06/falta-de-mao-de-obra-qualificada-prejudica-69-das-empresas.jhtm)

quinta-feira, 31 de março de 2011

Cursos Online!

Q.C. em parceria com instituição de ensino abra vaga para cursos de diversas áreas


Cursos Online na área de Ciências Exatas e Tecnologia

sábado, 26 de março de 2011

Colápso Postal

Que o Brasil cresce em um nível muito grande isso muita gente já sabe, mas esquecem de estruturar algumas áreas para poder atender com eficiência e qualidade os serviços prestados.Uma dessas áreas é a Logística, se preparem pois vocês vão ouvir muito ainda este nome "LOGÍSTICA", esta por sua vez engloba boa parte do capital de uma empresa, e é sempre um dilema fazer entender que a logística é o fator crítico de sucesso ou de quebra de uma empresa, ela assegura o nível de atendimento no topo, mas isso não está muito claro para os empresários ainda.

Um exemplo é a nossa segurança pública, nunca foi tratada como uma prioridade na sociedade o que deixou uma lacuna aberta para empresas privadas se especializarem e tomar as rédias do setor. A logística se não conseguir fazer nada, vai ter o mesmo destino.
Nesta semana a pedido do orgão Procon (Trata os interesses do consumidor) as entregas pelo serviço postal estava muito atrasada, os correios apontaram como falha de sua operação (atraso nas entregas) por falta de pessoas, situação esta que obrigou Correios a abrir os editais para mais de 9.000 vagas desde nível médio a superior, segundo eles estas vagas preenchidas iriam colocar em dia todas as postagens.









O que mais tem impactado no crescimento das postagem, são as compras de produtos pela internet, o setor tem crescimentos exponenciais todos os anos e empresas e pessoas estão usando cada vez mais estes serviços devido ao baixo investimento e alto retorno de investimento, veja nosso post sobre E-commerce!



Por Acacio Borges

segunda-feira, 21 de março de 2011

Contratação para o FACEBOOK !

O facebook, rede que mais cresce no mundo no quesito de comunicação e integração está abrindo vagas para
algumas áreas, se você se considera apto, clique abaixo

domingo, 20 de março de 2011

Indique Um livro

Olá!

Esta postagem tem um objetivo diferente do que vem sendo publicado no Blog!
Livros - Submarino.com.brNeste post, podem ser indicado livros que podem ajudar na gestão do conhecimento, crescimento profissional e pessoal, livros que por algum motivo marcou você, e sente vontade de passar adiante, Podem ser livros técnicos específicos de cada área também, sem restrições, aconselhamos que indique o livro e ao mesmo tempo apresente um síntese do há neste livro.
Aproveitem que o submarino tem grandes promoções de literatura

Se você está lendo algum, sinta-se a vontade de compartilhar!

Parcerias

 CONTABILIDADE ProTime

Contabilidade ProTime: Blog direcionado ao desenvolvimento e gestão do conhecimento na área de Contabilidade. Contatos na ProTime Contabilidade pode ser feita com Alexandre Sales (Diretor Executivo) através do Perfil Linkedin: ALEXANDRE SALES        TWITTER




PAGAMENTO DIGITAL

Pagamento Digital tem se tornado a melhor forma de utilizar cobranças via online (eu indico)


domingo, 13 de março de 2011

Comodismo e Zonas de conforto Empresarial!

O que está acontecendo com as empresas no Brasil é justamente isso!

O comodismo de alguns gestores e por parte até mesmo de liderança corporativa está deixando a qualidade e tempo de resposta (time) das empresas cairem de forma catastrófica. O que poucos fazem é medir seu desempenho de forma correta afim de alinhar o planejamento estratégico em seus setores operacionais.
Temos que compreender que o operacional hoje representa um dos pilares principais da empresa, aliás, são eles que tem o contato efetivo com o cliente da sua empresa, fazer com que eles entendam o objetivo e a estratégia da empresa a curto e longo prazo é dever dos gestores e lideres apontando e alinhando esforços para obtenção de resultados efetivos.

As zonas de conforto são como doênças das quais só sabe quando está doente na hora que estiver morrendo ou em processos irreversíveis.
A metodologia que temos utilizar é: se está bom, pode ficar melhor!



Estipular prazos e metas tangíveis não é fácil, pois tem que envolver toda as cadeias e setores da companhia para trabalhar afim de atingir o estipulado, exige muito da comunicação interna, empresas que fazem isso e já as têm como metodologia de trabalho tem maiores chances de sempres estarem em patamar elevado, o retorno geralmente vem em PPR (participação no lucros), benefícios esses que devem ser passado para o operacional de forma clara e objetiva.

Se o operacional trabalha de acordo, afim de sempre bater metas, deve este entender que é resultado do seu esforço (equipe) e que sempre pode ser melhor.

Por Acacio Borges

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Apagão de profissionais qualificados!

Que o Brasil está a pleno vapor, isso niguém duvida, mas esqueceram de um aspecto importante neste crescimento desacelerado isso sim, e foi a mão de obra qualificada, no outro POST "garimpo do século 21", explanamos uma das atitudes tomadas por empresas e RH`s em pleno funcionamento, vai parecer mentira mas aqui no Sul do país tem empresa que está pagando aos funcionários para poder indicar uma possível contratação e hoje (10/02/2011) constatei que isso realmente é uma realidade, não sei nas outras cidades do país mas aqui (Joinville/SC) o negócio está "bombando".

Embora seja um pólo muito forte na economia do país, Santa Catarina enfrenta assim como boa parte do Brasil, um apagão de mão de obra qualificada, o que leva a crer que quem quer crescer profissionalmente, basta se qualificar.

As áreas técnicas são as que sofrem mais com essa perda, nas areas produtivas também, como posso atender um cliente se não tenho quem produza? Temos Rh`s batendo em porta em porta pra ver a ocupação de quem ainda não tem um trabalho a exercer e já oferecendo encaminhamento ao mercado de trabalho.

Mas temos que concordar, que tem gente virando as costas para as oportunidades isso sim, tem e aos montes, pois muitos querem um emprego e não um trabalho!

Por Acacio Borges

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

E-commerce

Antes achavam que era loucura, que não ia dar certo, porém se tornou um dos ramos e canais de vendas mais utlizado no mundo, embora ainda haja resistência por uma boa parte da sociedade, que está acostumada a comprar as coisa por perto saindo de casa, correndo o risco de não voltar com o produto desejado.

Hoje com o google e outros sites de busca e comparação de preços, isso já toma um rumo muito diferente. Atualmente o volume de compras no Brasil por este canal já passa de bilhões de reais todos os anos e há ferramentas online para que cada cidadão que queira comprar, vender, negociar e tudo isso gratuitamente,aliás, não vamos esquecer das empresas que fornecem o método de pagamento online como por exemplo o pagamento digital(abra sua conta clicando na imagem acima).

Submarino.com.brAgora, como eles conseguem colocar um produto de qualidade, menor preço, maior comodidade, em sua casa as vezes sem cobrar frete? Realmente isto é um desafio para os profissionais de Logística e administração, são inúmeras mercadorias que se não pagar frete, a venda não compensa. Mas a resposta é simples e objetiva, é Terceirização, o que realmente empresas de vendas online querem é foco no que realmente elas são boas (core business), que é vendas, a parte de entrega no tempo hábil, fica com os operadores logísticos, muitas vezes feitas parcerias com a mesma para criar uma competitividade mais acirrada e uma estrutura e confiaça mais sólida afim de obter mais confiança dos e-customers ou e-clientes assim chamados ultimamente.

Há um esquema muito utlizado por operadores logísicos, que eles chamam de otimizador de carga, aproveitam a rota de uma carga maior e colocam junto ao espaço ocioso os produtos de e-commerce, que na maioria são pequenos. faça um teste, compre algo numa loja, geralmente quem entrega é o motoboy em sua casa/apartamento, a terceirização está também nas transportadoras, desde nacionais, estaduais e municipais. É como quarteirizar o serviço de entrega para que não sinta tanto no bolso. Imagina só, eu compro da loja online, a loja contrata a transportadora e ela por sua vez tem quem faça as entregas porta-a-porta, basta colocar em um CD ( Centro de Distribuição) próximo as cidades ou nelas.

Por Acácio Borges.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Nepotismo!

Pra quem não sabe, é algo que tem relação papal num passado não muito distante, mas hoje o usamos como sinônimo de "favorecimento de parentes", ou amigos muito próximos para cargos políticos e/ou empresariais, é besteira dizer que isso não existe na nossa sociedade e em todos os níveis hierárquicos.

Para as pessoas que vem de de uma cultura empresarial com foco em gestão de pessoas, qualidade de vida, treinamentos e tudo mais, indo para uma empresa no qual a administração é familiar, consegue ver o nepostimo agir com mais força.

Por incrível que pareça já vi diversos gerentes(competentes) capaz de dar algo a mais pela empresa, sendo desligado porque simplesmente um parente ou conhecido muito íntimo de quem é o todo poderoso entrar, e fazer nada mais daquilo que lhe é pedido e achando que está com a bola toda. Vale lembrar que quem sofre mais com estas situações são os profissionais extremamente qualificados.

Não só na política, mas também em empresas, isso vem acontecendo com mais frequência, o que nós podemos fazer é lutar para que esta realidade seja mudada de forma a mostrar aos administradores, empresários e políticos, que isso não leva a lugar nenhum, muito pelo contrário, o nepotismo pode facilitar a corrupção, levando ao fracasso e fadado a ruinas por má gestão típica de nossa política e nossas empresas familiares.

Dê sua opnião!

Post em resposta ao questionamento e sugestão de Rogério de Souza (Linkedin)


Acacio Borges




segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Networking!

Networking!

Que pra muitos é um mistério, isso ninguém precisa advinhar, mas que causa um impácto na vida de quem tem suas "conexões" saudáveis isso sim. Vem sendo usada faz algum tempo e é uma ferramenta de grande utilidade, no entanto, muitos se conectam à pessoas que nunca viram, apenas pelo status profissional do mesmo afim de conseguir indicações, serviços, etc, enfim, uma troca de benefícios e contatos profissionais em potencial(claro, este é o intuito de um networking).

Adquirindo uma nova conexão, aconselho que interaja em todos aspectos para que cada uma de suas conexões possam esperimentar seu profissionalismo e adotá-lo como membro mutiplicador de um objetivo em comum, isso varia de área pra área, logística, administração, contabilidade,etc. Não é a toa que sites de relacionamento e de interatividade fazem o maior sucesso ainda, querendo ou não, é networking.



  The networking group is the most tool used to contact some oportunities around the world!


Hoje podemos dizer que estamos avançados do quesito "conexão" seja ela profissional ou não, as contratações de empresas de grande porte para vagas de gerência, diretoria ou staff, são na maioria das vezes por headhunter(caçadores de talentos), e não é difícil achar um headhunter que não tenha uma lista de networking ativo!

Mas se você ainda não tem um networking, comece agora mesmo e participe com moderação, afinal, criar e manter um grupo de trabalho em rede assíduo é dífícil e demanda tempo, empenho e dedicação, aos poucos os resultados vem sendo colhidos, não se esqueça de sempre se manter atualizado(a), faça cursos, seja eles de graduação ou não, gestão do conhecimento é uma ferramenta muito usada em um network. Just be ready!

O reconhecimento vem pelos estudos e seus conhecimentos, a recompensa é fruto do seu esforço! 

Por Acacio Borges

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

O Garimpo do século 21!

Atualmete o lado profissional da sociedade brasileira está divido em tres partes, a mão de obra especializada, a não especializada e o meio termo delas são os que estão estudando para crescer e atigir alguns objetivos seja ele profissional ou pessoal.

O que se vê hoje em RH`s, centros de recrutamento e até mesmo nas empresas privadas ou estatais é a procura pelo "OURO HUMANO"  e seu pacote de conhecimento em determinadas áreas, muitas delas buscam o profissional nas instituições de ensino e outras já buscam as pessoas dentro de outras empresas por meio de NETWORKING.

Esta segunda mais frequentemente usadas por milhares e cada vez mais, não se sabe se podemos colocar tal atitude como incorreta se é um ato novo para as pessoas entenderem o que isso pode ajudar ou atrapalhar! Isto é anti-ético por parte das empresas? Será que ela pode fazer isso? Do meu ponto de vista, pode apostar que sim! Vendo pelo lado do profissional que está nesta disputa, ele com certeza vai colocar as cartas na mesa e ver quem paga mais para levá-lo, isso inclui alguns pacotes de benefícios, status social, salário, etc.

Mas do ponto de vista da empresa que perdeu este funcionário, será que foi uma boa jogada, com certeza não, pois ela perde nao apenas uma pessoa, pessoas agente acha aos montes por ai, mas a pessoa certa para a função certa para tocar o negócio sem correr muitos riscos de erros graves, é difícil achar e demanda muito tempo hoje em dia, e tempo para as empresas globalizadas o que é a maioria, é um fator muito caro e estão disposta a pagar para aconomizar esse fator tão importante tanto para elas quanto para nós.

A coisa certa a fazer, você profissional, é colocara na balança o que cada uma tem para oferecer, não se ache a cereja do bolo, seja humilde e converse com gestores, gerentes, coordenadores, pois o que mais há nesse mundo afora é empresa querendo capital humano que AGREGUE VALOR a sua companhia e não ao contrário!

Para as empresas fica a dica, Procure sem pestanejar dentro de outras empresas com base no NETWORKING, mas apenas dê o lance pelo profissional que você sabe com certa certeza que irá aceita, ou seja, aposte numa proposta quase irrecusável.

Para os RH`s, o que se pode fazer é atualizar todos os cadastros de curriculos no banco de dados da empresa afim de melhorar a oferta de PROFISSIONAIS para seus clientes e oferecer uma gama de oportunidades, a atualização se dá pelo fato de o ser humano ser um agente transformador de sua própria tragetória profissional, e com certeza absoluta irão encontra milhares de UPGRADE nos nível de conhecimento tornando válido para vagas posteriores!

E nao se esqueça, tenha um código de conduta a ser seguido, tenha ética!



Por Acacio Borges
Empregos Manager Online