Atualmete o lado profissional da sociedade brasileira está divido em tres partes, a mão de obra especializada, a não especializada e o meio termo delas são os que estão estudando para crescer e atigir alguns objetivos seja ele profissional ou pessoal.
O que se vê hoje em RH`s, centros de recrutamento e até mesmo nas empresas privadas ou estatais é a procura pelo "OURO HUMANO" e seu pacote de conhecimento em determinadas áreas, muitas delas buscam o profissional nas instituições de ensino e outras já buscam as pessoas dentro de outras empresas por meio de NETWORKING.
Esta segunda mais frequentemente usadas por milhares e cada vez mais, não se sabe se podemos colocar tal atitude como incorreta se é um ato novo para as pessoas entenderem o que isso pode ajudar ou atrapalhar! Isto é anti-ético por parte das empresas? Será que ela pode fazer isso? Do meu ponto de vista, pode apostar que sim! Vendo pelo lado do profissional que está nesta disputa, ele com certeza vai colocar as cartas na mesa e ver quem paga mais para levá-lo, isso inclui alguns pacotes de benefícios, status social, salário, etc.
Mas do ponto de vista da empresa que perdeu este funcionário, será que foi uma boa jogada, com certeza não, pois ela perde nao apenas uma pessoa, pessoas agente acha aos montes por ai, mas a pessoa certa para a função certa para tocar o negócio sem correr muitos riscos de erros graves, é difícil achar e demanda muito tempo hoje em dia, e tempo para as empresas globalizadas o que é a maioria, é um fator muito caro e estão disposta a pagar para aconomizar esse fator tão importante tanto para elas quanto para nós.
A coisa certa a fazer, você profissional, é colocara na balança o que cada uma tem para oferecer, não se ache a cereja do bolo, seja humilde e converse com gestores, gerentes, coordenadores, pois o que mais há nesse mundo afora é empresa querendo capital humano que AGREGUE VALOR a sua companhia e não ao contrário!
Para as empresas fica a dica, Procure sem pestanejar dentro de outras empresas com base no NETWORKING, mas apenas dê o lance pelo profissional que você sabe com certa certeza que irá aceita, ou seja, aposte numa proposta quase irrecusável.
Para os RH`s, o que se pode fazer é atualizar todos os cadastros de curriculos no banco de dados da empresa afim de melhorar a oferta de PROFISSIONAIS para seus clientes e oferecer uma gama de oportunidades, a atualização se dá pelo fato de o ser humano ser um agente transformador de sua própria tragetória profissional, e com certeza absoluta irão encontra milhares de UPGRADE nos nível de conhecimento tornando válido para vagas posteriores!
E nao se esqueça, tenha um código de conduta a ser seguido, tenha ética!
Por Acacio Borges
Muito bom, precisávamos um site assim, parabéns!
ResponderExcluir