Desde o momento que começa a operar dentro de um armazém central (CD), deve-se pensar no que ele irá abrigar como produto, suas características de conservação, movimentação, espaço própriamente dito,quantidade a ser estocada, etc.
Há em grandes centros de distribuição a má utlização desses mesmos espaços.Dependendo do negócio optado pela empresa, há diferentes formas de se fazerem a maximização de espaços junto com um significativo ganho na produção de in-puts (entradas) e out-puts(saidas).
Cabe ao profissional de Logística encarregado de obter informações de compras e vendas para poder manejar o armazém de acordo com o ideal ou o mais próximo do mesmo. Dados como volume de vendas e volume de compras durante um período pode ser relevante para se obter informações suficientes para por em ordem um linha de raciocínio óbvio, há diversos recursos para priorizar uma lista de produtos por endereço de estoque, volume de vendas em capital ou volume de vendas em peso (esta útima mais utilizada devido a facilidade de montagem de carga na hora de colocar no transporte e também ajuda na roteriazação por carga).O abitual "EXCEL" dá uma grande força na hora de fazer uma alteração de lay-out, no entanto a falta de conhecimento pode levar a empresa ter prejuízos por meses. Os gráficos de pareto são muito importantes nessas horas, mas cabe decidirem em CONJUNTO com diversas áreas da empresa qual priorizar, lembre-se que o marketing bem-feito tem uma ótima logística por trás de tudo, aliás, jamais prometa ao cliente o que não pode honrar, em vez de ganhar, você só vai perder cliente.
Há em grandes centros de distribuição a má utlização desses mesmos espaços.Dependendo do negócio optado pela empresa, há diferentes formas de se fazerem a maximização de espaços junto com um significativo ganho na produção de in-puts (entradas) e out-puts(saidas).
Cabe ao profissional de Logística encarregado de obter informações de compras e vendas para poder manejar o armazém de acordo com o ideal ou o mais próximo do mesmo. Dados como volume de vendas e volume de compras durante um período pode ser relevante para se obter informações suficientes para por em ordem um linha de raciocínio óbvio, há diversos recursos para priorizar uma lista de produtos por endereço de estoque, volume de vendas em capital ou volume de vendas em peso (esta útima mais utilizada devido a facilidade de montagem de carga na hora de colocar no transporte e também ajuda na roteriazação por carga).O abitual "EXCEL" dá uma grande força na hora de fazer uma alteração de lay-out, no entanto a falta de conhecimento pode levar a empresa ter prejuízos por meses. Os gráficos de pareto são muito importantes nessas horas, mas cabe decidirem em CONJUNTO com diversas áreas da empresa qual priorizar, lembre-se que o marketing bem-feito tem uma ótima logística por trás de tudo, aliás, jamais prometa ao cliente o que não pode honrar, em vez de ganhar, você só vai perder cliente.
A lista de produtos a serem mudadas, podem fazer uma grande diferença na expedição, pode ser um gargalo ou pode ser uma grande jogada alinhando o processo à necessidade da operação dos pedidos em carteira.
Por Acácio Borges
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