Este é um manual simples e
técnico ao mesmo tempo em que se aplica muito bem aos lojistas que querem
vender pela internet os seus produtos, muitos não tem o fluxo de clientes
físicos devido à localização de seus empreendimentos, ex: se colocar uma loja
de perfume no centro da cidade, certeza absoluta que vai vender e muito devido
ao fluxo de pessoas, aumentando as chances de venda por impulso ou por
necessidade.
Para empreendimentos mais
distantes, este se restringe às pessoas que ali passam casualmente ou tem uma
clientela muito fixa, no entanto, as chances de crescimento são muito remotas e
exige muito investimento.
O tutorial não se restringe a
alguns seguimentos, até mesmo salão de beleza pode vender pela internet se
quiser, sabemos que existe a venda casada, vai ao salão fazer o cabelo e outros
serviços e lá está o creme, o perfume, colônias, etc., que por sua vez se
restringe apenas àquele público. É apenas um exemplo, mas este pode ser usado
em todos os seguimentos que se pode imaginar, lembrando que o tutorial não vai
fazer isso sozinho e cada ramo de atuação exige um manuseio diferente, vender
roupas e acessórios são diferentes de vender autopeças em toda sua esfera. Muda
a exibição do produto, mudam valores, forma de entrega, atendimento ao cliente,
etc.
Aqui vamos mostrar a opções
que se tem no mercado para estar atingindo o maior número de pessoas e tornando-as
clientes ativos, iremos abordar formas de pagamento, sites onde se podem
anunciar os seus produtos e como estar atendendo de melhor forma os seus
clientes.
Haverá investimento? Sem
sombra de dúvida, porém este investimento se paga rapidamente conforme os
esforços em busca de resultados podem dizer que o investimento maior nesta
situação é de tempo empregado do que capital. Ao criar sua loja, crie também
paralelo à loja um blog para estar tratando de diversos assuntos relevantes aos
seus clientes, fale mais dos seus produtos, serviços e como pretende atendê-los
de forma eficaz e sem contratempos.
Alguns sites que podem estar
anunciando gratuitamente neste primeiro momento:
Para adicionar o seus
produtos no Google gratuitamente acesse o link abaixo e siga as instruções do
site:
www.google.com.br/addurl - é a parte
grátis do Google quando falamos de anunciar, mas aconselhamos depois de algum
tempo operando online para que use a parte paga do googleadwords.
Customizando o site com anúncios
Google basta entrar no Google e pesquisar por Googleadsense e começar a ganhar
dinheiro com seu site em propaganda direcionada para seu público, lembrando que
esta é uma escolha a ser feita pelo usuário e administrador da loja.
PASSO 1:
Como vamos trabalhar com a
internet, é necessário um domínio ou um blog, aqueles WWW.sualoja.com.br ou WWW.sualoja.blogspot.com, tem que
ser algo que seja fácil de entender e lembrar, pois as pessoas sempre comentam
onde compraram certas coisas e é bom elas terem o nome da sua loja na ponta da
língua para indicar.
Aconselhamos estar usando o
site www.webs.com lá é possível colocar
online sua loja totalmente grátis com algumas restrições, o site é totalmente
em inglês, mas de fácil manuseio, é como criar um perfil do Orkut, facebook,
twitter, e tem muitas ferramentas úteis. Aconselhamos porque é um site que
nunca sai rede e é de fácil busca pelo Google, significa que sua loja fica 24
horas Sete dias por semana online sem restrições de acessos. É um site fácil de
administrar, caso não se sinta a vontade com o site temos também o www.blogger.com, também segue o mesmo
princípio do webs.com, no entanto é muito mais difícil alguém visitar um blog
do que um site conhecido e que tem uma empresa e administradores por trás
deles, resumindo, trás mais segurança para quem está comprando.
A organização e
administração do site da loja, aconselhamos que fique centrado na mão de poucas
pessoas, se possível alguém de confiança e que fique o tempo todo divulgando o
site em redes social tais como:
ORKUT: Crie usuário e também
comunidade do seguimento a qual esta trabalhando e o público que quer atingir, adicionem
comunidades e pessoas para que possa ter um marketing ativo na rede, uma dica
boa é fazer comentários nos perfis das pessoas sobre novidades, produtos novos,
promoções, brindes, etc. Fazer este tipo de marketing uma vez por semana para
que as pessoas não se sintam invadidas, aliás, ninguém quer receber mensagem
que não tem nada com o que está procurando, algumas empresas diminuem esta
freqüência para duas vezes mês, quando tiver um canal mais afunilado sugerimos
que façam o mesmo.
FACEBOOK: segue o mesmo
princípio do Orkut, mas utilize todas as ferramentas possíveis sempre com a
empatia do cliente em mente, compartilhe notícias, curtir determinados assuntos
no facebook pode atrair muitas pessoas.
O twitter por sua vez tem um
campo muito mais espesso para trabalhar, ele é em inglês e quem tem vivência no
site pode se dar bem twitando e retwitando vários assuntos pertinentes aos seus
produtos, serviços, clientes e atualidades, muitas pessoas gostam e apostam no
NOVO.
Para as redes sociais e
sistema de pagamento online sugerimos que utilizem o mesmo e-mail para todos
eles e que a senha seja algo bem difícil de esquecer e bem difícil de alguém
quebrar o sigilo, ex: loja de perfumes no qual o e-mail pode ser perfumeonline@gmail.com
ou Yahoo, ou de peça de carros autoparts@yahoo.com.br,
algo do gênero atende bem à demanda!
Esta parte de divulgação, sugerimos
começar devagar pelo fato de ser algo novo, no entanto, quando a idéia de
negócio ficar mais madura, sugerimos contratar os serviços do Googleadwords.
PASSO 2:
Selecione os produtos da sua
loja que vão estar disponíveis online e tenha um estoque deles para que seja atendida
a pronta entrega, caso os produtos selecionados não tenham em estoque e queiram
colocar online para venda, colocar uma observação de tempo de reposição em dias
para que as pessoas fiquem atentas quando o produto estiver pronto para vender
novamente retirando o aviso de tempo de reposição caso estiver em estoque.
Para lojas que vendem roupas
e acessório, sugerimos vender apenas os acessórios, pois vender roupas online
pode ser um pouco complicado pelo fato de a roupa ter que experimentar, algumas
seguem este princípio outras nem tanto possibilitando a venda online.
Os mesmo
para bijuterias, anéis são para experimentar e sair andando como ou para dar de
presente, se não couber ai entra a logística revessa até ir um produto que
caiba na mão de quem vai usar. Já brincos, colares, arcos etc., podem ser o
carro chefe do negócio online para lojas de bijuterias!
Selecionando os produtos
você já está direcionando indiretamente qual público quer atingir.
PASSO 3 – Formas de
Pagamentos
Há diversas formas de
pagamentos online, no entanto algumas são mais rápidas e ágeis quanto a
cadastro do lojista, e também há um custo efetivo para esta forma de pagamento,
é como manter uma máquina de cartões de créditos no seu estabelecimento, mas
temos diferença na hora de pagar, nas máquinas de cartões de créditos você paga
a linha telefônica mais a manutenção do serviço mensal, ou seja, um custo fixo,
com pagamento online você não se preocupa com isso (não estamos pedindo para
que você tire sua máquina de cartões do estabelecimento, apenas mostrando as
diferenças), há umas taxas, mas estas taxas podem ser inclusas no valor do
produto, ex: para pagamento com boleto a empresa cobra R$ 1,80 e para pagamento
com cartões R$0,58 (ver tabela de custo ao cadastrar-se no pagamento digital).
Para se cadastrar no maior portal de pagamentos online e
mais seguros do mercado acesse o link:
Ao se cadastrar leia todos
os contratos e taxas, estamos muito tempo no mercado e esta empresa tem
atendido muito bem aos critérios de compra e venda de mercadorias online.
Dá para ter uma idéia de
como o negócio funciona olhando as lojas por ai afora funcionando bem e
atendendo mais rápido e melhor os clientes, uma das formas de atender bem eles
são oferecendo formas de pagamentos da qual ele se sinta confortável em pagar.
Nota fiscal: As notas
fiscais devem ser mandadas dentro da embalagem do produto e ter cópias para
quando o pagamentodigital exigir comprovante de cada transação.
PASSO 4: Formas de entregar
os produtos
Este é um segredo que poucos
sabem, mas temos como dar desconto no produto anunciado e cobrar o valor
novamente no frete, Como? Ao fazer o cadastro no pagamento digital (link de
cadastro acima) temos a ferramenta de calculo de frete, o frete pode custar R$
10,00, mas o desconto era de R$ 5,00 e esse adicional temos como colocar no
frete totalizando R$ 15,00.
Isto é uma forma de não ter
a margem de lucro tão baixa, isso enxergando a política de venda que você estiver
utilizando, você pode utilizar esta forma de cálculo como pode deixá-lo normal
com o preço real do frete (R$ 10,00).
Ao cadastrar o botão de
cobrança no pagamento digital tem campo para adicionar o frete ou marcar como
frete grátis (esta opção é bem usada para quem está começando a utilizar o
sistema de vendas online)
Tem campo para adicionar o
código do produto
Tem campo para adicionar
descrição do produto
Tem campo para adicionar o
valor do produto
Este é o carrinho de
compras, tem como adicionar mais itens no carrinho desde que ele clique em
compra mais na loja, caso contrário clica-se em check-out e finaliza pedido,
lembrando que só envie o produto quando o pagamentodigital lhe enviar a
mensagem de pedido PAGO, tem um painel que você consegue ver os dados
cadastrais do cliente e forma de pagamento, mas preste muita atenção em STATUS
do pedido onde vai estar definido como em ANDAMENTO, CANCELADO E FINALIZADO.
Tenha sempre como parceiro o
pagamentodigital, pois eles prestam um suporte muito bom e desde que seu
cadastro seja verificado com todos os documentos, não há limite de transações.
No caso do transportador da
sua mercadoria, é muito bom estar utilizando uma conta no correios e utilizar o
modelo PAC para estar mandando seus produtos e enviar o TRACKING NUMBER (número
de rastreamento) para seus clientes estarem visualizando onde e em que estágio
do transporte ele se encontra (postado, em andamento, entregue).
PASSO 5: Pós venda
O processo de pós-venda é
realizado com mensagem em e-mail ou até mesmo telefonado questionando os
serviços oferecidos a ele/ela para que ele se sinta importante para sua empresa
e se vocês poderiam melhorar em algum fator (preço, entrega, contato,
produto,).
O processo de pós-venda tem
muitos objetivos, mas o principal deles é justamente certificar que ele foi
atendido de forma eficaz fazendo valer o dinheiro investido por ele na sua
loja, alias, não é porque não vendemos frente a frente para o cliente que ele
deixa de ser importante para o negócio, se possível adicione todos eles em sua
comunidade e/ou MSN para contato e sempre mostre ser diferente, pois é isso que
falta no perfil das empresas atualmente, fazer só o ARROZ COM FEIJÃO (básico)
já não atende muito quanto antes.
Outra opção que você pode escolher também é procurar e fazer orçamentos de lojas prontas com essas empresas especialistas em e-commerce!
Sucesso a todos que se dedicam ao trabalho Honesto!
Outra opção que você pode escolher também é procurar e fazer orçamentos de lojas prontas com essas empresas especialistas em e-commerce!
Sucesso a todos que se dedicam ao trabalho Honesto!
God Bless you.
Seguimentos = Segmentos?
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