sábado, 12 de maio de 2012

VENDENDO PELA INTERNET DE FORMA SEGURA E EFICAZ!


         Este é um manual simples e técnico ao mesmo tempo em que se aplica muito bem aos lojistas que querem vender pela internet os seus produtos, muitos não tem o fluxo de clientes físicos devido à localização de seus empreendimentos, ex: se colocar uma loja de perfume no centro da cidade, certeza absoluta que vai vender e muito devido ao fluxo de pessoas, aumentando as chances de venda por impulso ou por necessidade.
        Para empreendimentos mais distantes, este se restringe às pessoas que ali passam casualmente ou tem uma clientela muito fixa, no entanto, as chances de crescimento são muito remotas e exige muito investimento.
       O tutorial não se restringe a alguns seguimentos, até mesmo salão de beleza pode vender pela internet se quiser, sabemos que existe a venda casada, vai ao salão fazer o cabelo e outros serviços e lá está o creme, o perfume, colônias, etc., que por sua vez se restringe apenas àquele público. É apenas um exemplo, mas este pode ser usado em todos os seguimentos que se pode imaginar, lembrando que o tutorial não vai fazer isso sozinho e cada ramo de atuação exige um manuseio diferente, vender roupas e acessórios são diferentes de vender autopeças em toda sua esfera. Muda a exibição do produto, mudam valores, forma de entrega, atendimento ao cliente, etc.
        Aqui vamos mostrar a opções que se tem no mercado para estar atingindo o maior número de pessoas e tornando-as clientes ativos, iremos abordar formas de pagamento, sites onde se podem anunciar os seus produtos e como estar atendendo de melhor forma os seus clientes.
      Haverá investimento? Sem sombra de dúvida, porém este investimento se paga rapidamente conforme os esforços em busca de resultados podem dizer que o investimento maior nesta situação é de tempo empregado do que capital. Ao criar sua loja, crie também paralelo à loja um blog para estar tratando de diversos assuntos relevantes aos seus clientes, fale mais dos seus produtos, serviços e como pretende atendê-los de forma eficaz e sem contratempos.
           Alguns sites que podem estar anunciando gratuitamente neste primeiro momento:
         Para adicionar o seus produtos no Google gratuitamente acesse o link abaixo e siga as instruções do site:
www.google.com.br/addurl - é a parte grátis do Google quando falamos de anunciar, mas aconselhamos depois de algum tempo operando online para que use a parte paga do googleadwords.
     Customizando o site com anúncios Google basta entrar no Google e pesquisar por Googleadsense e começar a ganhar dinheiro com seu site em propaganda direcionada para seu público, lembrando que esta é uma escolha a ser feita pelo usuário e administrador da loja.

PASSO 1:
Como vamos trabalhar com a internet, é necessário um domínio ou um blog, aqueles WWW.sualoja.com.br ou WWW.sualoja.blogspot.com, tem que ser algo que seja fácil de entender e lembrar, pois as pessoas sempre comentam onde compraram certas coisas e é bom elas terem o nome da sua loja na ponta da língua para indicar.
Aconselhamos estar usando o site www.webs.com lá é possível colocar online sua loja totalmente grátis com algumas restrições, o site é totalmente em inglês, mas de fácil manuseio, é como criar um perfil do Orkut, facebook, twitter, e tem muitas ferramentas úteis. Aconselhamos porque é um site que nunca sai rede e é de fácil busca pelo Google, significa que sua loja fica 24 horas Sete dias por semana online sem restrições de acessos. É um site fácil de administrar, caso não se sinta a vontade com o site temos também o www.blogger.com, também segue o mesmo princípio do webs.com, no entanto é muito mais difícil alguém visitar um blog do que um site conhecido e que tem uma empresa e administradores por trás deles, resumindo, trás mais segurança para quem está comprando.
        A organização e administração do site da loja, aconselhamos que fique centrado na mão de poucas pessoas, se possível alguém de confiança e que fique o tempo todo divulgando o site em redes social tais como:

ORKUT: Crie usuário e também comunidade do seguimento a qual esta trabalhando e o público que quer atingir, adicionem comunidades e pessoas para que possa ter um marketing ativo na rede, uma dica boa é fazer comentários nos perfis das pessoas sobre novidades, produtos novos, promoções, brindes, etc. Fazer este tipo de marketing uma vez por semana para que as pessoas não se sintam invadidas, aliás, ninguém quer receber mensagem que não tem nada com o que está procurando, algumas empresas diminuem esta freqüência para duas vezes mês, quando tiver um canal mais afunilado sugerimos que façam o mesmo.
FACEBOOK: segue o mesmo princípio do Orkut, mas utilize todas as ferramentas possíveis sempre com a empatia do cliente em mente, compartilhe notícias, curtir determinados assuntos no facebook pode atrair muitas pessoas.
O twitter por sua vez tem um campo muito mais espesso para trabalhar, ele é em inglês e quem tem vivência no site pode se dar bem twitando e retwitando vários assuntos pertinentes aos seus produtos, serviços, clientes e atualidades, muitas pessoas gostam e apostam no NOVO.
       Para as redes sociais e sistema de pagamento online sugerimos que utilizem o mesmo e-mail para todos eles e que a senha seja algo bem difícil de esquecer e bem difícil de alguém quebrar o sigilo, ex: loja de perfumes no qual o e-mail pode ser  perfumeonline@gmail.com ou Yahoo, ou de peça de carros autoparts@yahoo.com.br, algo do gênero atende bem à demanda!
Esta parte de divulgação, sugerimos começar devagar pelo fato de ser algo novo, no entanto, quando a idéia de negócio ficar mais madura, sugerimos contratar os serviços do Googleadwords.

PASSO 2: 
       Selecione os produtos da sua loja que vão estar disponíveis online e tenha um estoque deles para que seja atendida a pronta entrega, caso os produtos selecionados não tenham em estoque e queiram colocar online para venda, colocar uma observação de tempo de reposição em dias para que as pessoas fiquem atentas quando o produto estiver pronto para vender novamente retirando o aviso de tempo de reposição caso estiver em estoque.
       Para lojas que vendem roupas e acessório, sugerimos vender apenas os acessórios, pois vender roupas online pode ser um pouco complicado pelo fato de a roupa ter que experimentar, algumas seguem este princípio outras nem tanto possibilitando a venda online.    
        Os mesmo para bijuterias, anéis são para experimentar e sair andando como ou para dar de presente, se não couber ai entra a logística revessa até ir um produto que caiba na mão de quem vai usar. Já brincos, colares, arcos etc., podem ser o carro chefe do negócio online para lojas de bijuterias!
      Selecionando os produtos você já está direcionando indiretamente qual público quer atingir.

PASSO 3 – Formas de Pagamentos
Há diversas formas de pagamentos online, no entanto algumas são mais rápidas e ágeis quanto a cadastro do lojista, e também há um custo efetivo para esta forma de pagamento, é como manter uma máquina de cartões de créditos no seu estabelecimento, mas temos diferença na hora de pagar, nas máquinas de cartões de créditos você paga a linha telefônica mais a manutenção do serviço mensal, ou seja, um custo fixo, com pagamento online você não se preocupa com isso (não estamos pedindo para que você tire sua máquina de cartões do estabelecimento, apenas mostrando as diferenças), há umas taxas, mas estas taxas podem ser inclusas no valor do produto, ex: para pagamento com boleto a empresa cobra R$ 1,80 e para pagamento com cartões R$0,58 (ver tabela de custo ao cadastrar-se no pagamento digital).
Para se cadastrar no maior portal de pagamentos online e mais seguros do mercado acesse o link: 

 
          Ao se cadastrar leia todos os contratos e taxas, estamos muito tempo no mercado e esta empresa tem atendido muito bem aos critérios de compra e venda de mercadorias online.
       Dá para ter uma idéia de como o negócio funciona olhando as lojas por ai afora funcionando bem e atendendo mais rápido e melhor os clientes, uma das formas de atender bem eles são oferecendo formas de pagamentos da qual ele se sinta confortável em pagar.
Nota fiscal: As notas fiscais devem ser mandadas dentro da embalagem do produto e ter cópias para quando o pagamentodigital exigir comprovante de cada transação.

PASSO 4: Formas de entregar os produtos

      Este é um segredo que poucos sabem, mas temos como dar desconto no produto anunciado e cobrar o valor novamente no frete, Como? Ao fazer o cadastro no pagamento digital (link de cadastro acima) temos a ferramenta de calculo de frete, o frete pode custar R$ 10,00, mas o desconto era de R$ 5,00 e esse adicional temos como colocar no frete totalizando R$ 15,00.
        Isto é uma forma de não ter a margem de lucro tão baixa, isso enxergando a política de venda que você estiver utilizando, você pode utilizar esta forma de cálculo como pode deixá-lo normal com o preço real do frete (R$ 10,00).
       Ao cadastrar o botão de cobrança no pagamento digital tem campo para adicionar o frete ou marcar como frete grátis (esta opção é bem usada para quem está começando a utilizar o sistema de vendas online)
Tem campo para adicionar o código do produto
Tem campo para adicionar descrição do produto
Tem campo para adicionar o valor do produto
      Este é o carrinho de compras, tem como adicionar mais itens no carrinho desde que ele clique em compra mais na loja, caso contrário clica-se em check-out e finaliza pedido, lembrando que só envie o produto quando o pagamentodigital lhe enviar a mensagem de pedido PAGO, tem um painel que você consegue ver os dados cadastrais do cliente e forma de pagamento, mas preste muita atenção em STATUS do pedido onde vai estar definido como em ANDAMENTO, CANCELADO E FINALIZADO.
         Tenha sempre como parceiro o pagamentodigital, pois eles prestam um suporte muito bom e desde que seu cadastro seja verificado com todos os documentos, não há limite de transações.
           No caso do transportador da sua mercadoria, é muito bom estar utilizando uma conta no correios e utilizar o modelo PAC para estar mandando seus produtos e enviar o TRACKING NUMBER (número de rastreamento) para seus clientes estarem visualizando onde e em que estágio do transporte ele se encontra (postado, em andamento, entregue).

PASSO 5: Pós venda

      O processo de pós-venda é realizado com mensagem em e-mail ou até mesmo telefonado questionando os serviços oferecidos a ele/ela para que ele se sinta importante para sua empresa e se vocês poderiam melhorar em algum fator (preço, entrega, contato, produto,).
       O processo de pós-venda tem muitos objetivos, mas o principal deles é justamente certificar que ele foi atendido de forma eficaz fazendo valer o dinheiro investido por ele na sua loja, alias, não é porque não vendemos frente a frente para o cliente que ele deixa de ser importante para o negócio, se possível adicione todos eles em sua comunidade e/ou MSN para contato e sempre mostre ser diferente, pois é isso que falta no perfil das empresas atualmente, fazer só o ARROZ COM FEIJÃO (básico) já não atende muito quanto antes.

Outra opção que você pode escolher também é procurar e fazer orçamentos de lojas prontas com essas empresas especialistas em e-commerce!

 Sucesso a todos que se dedicam ao trabalho Honesto!
God Bless you.

Um comentário:

Comentem o assunto pois a gestão do conhecimento deve ser difundida por todos, faça seu questionamento que colocaremos a resposta em forma de artigo para que todos possam crescer juntos, faça sua reclamação e ajude-nos a melhorar o portal do QUARTO DO CONHECIMENTO!

Grato Q.c.

Empregos Manager Online