Por onde começar a falar de um assunto tão importante para o desenvolvimento do nosso País?
A Infra do nosso país está ainda em constante recuperação para poder atender aos avanços e o ritmo com que vem crescendo, em tudo quanto é lugar que nós vamos tem estradas sendo duplicadas, portos sendo criados, empresas de transporte e Supply Chain se especializado cada vez mais para atender uma demanda constante e com projeção de crescimento muito grande para os próximos anos, alias estamos servindo de exemplo para o resto do mundo em alguns aspectos, é impossível que deixem passar a infraestrutura sem ao menos indicar melhorias e/ou propor métodos alternativos.
O programa PAC do Governo Federal tende a preencher lacunas antes vazias, a infra do nosso país está em constante mudança, antes podíamos dizer que nada era feito(em diversos lugares ainda essa idéia é muito forte), porém a iniciativa privada junto a empresas estatais e o próprio governo nos dão uma prévia do que tem que melhorar e priorizando o URGENTE e o IMPORTANTE, assim analizados entram em processo de planejamento e licitações.
Quando falamos de logística, as estradas ainda deixam a desejar, não é a toa que os custos de envio via transporte rodoviário é alto e não podemos fugir muito dessa categoria, hoje nosso país chega perto de 65% de transporte rodoviário para atender uma demanda cada vez mais alta. O custo de envio são formado com base em depreciação do equipamento, custos administrativos(diversos custos inclusos) custo de manutenção e apartir desses mesmos custos são feitos os rateios e chegam a um fator de mutiplicação para se poder chegar ao preço final a ser cobrado das empresas que utilizam transportes terrestre como método de envio, alguns são mais baratos porque tem uma gestão enchuta e tem como HÁBITO customizar e otimizar alguns serviços.
O que sai mais barato construir, uma estrada duplicada ou uma ferrovia ?Quanto eu teria que desmatar para construir uma rodovia e uma ferrovia? Algumas perguntas devem ser feitas e respondida e levar em consideração a mais lógica que pode sem sombra de dúvidas trazer um maior crescimento para o país!
Logo podemos ver que além de mais caro para construir, é mais caro transportar por uma rodovia. Além do mais não existe muito pedágio para trem no Brasil. Existe? Posto de pesagem também não tem, mas malha ferroviária que é bom, temos muito pouco comparando com outros países emergentes.
Os portos estão evoluindo cada vez mais , tem muita irregularidade ainda, mas temos que admitir que é uma área muito boa para trabalhar em questão de infra (depende o lugar e gestão adotada, porém as melhores práticas nos levam a acreditar que sim, é um bom lugar).
As ferrovias do nosso Brasil são precárias demais, a bitolagem dos trilhos são diferentes ocasionando muito tempo de transbordo, fazendo que se criem empresas para trabalhar no EFEITO em vez da CAUSA do problema. Os investimentos para essa área deveria ser constante, alias como falei, vale mais mandar uma produção inteira de soja ou minério via ferrovia do que via rodovia, analise bem, custo inferior, perdas pelo trajeto muito inferior, custo de embarque e desembarque muito inferior, e o PREÇO DA MERCADORIA na ponta pode ser menor e o FATURAMENTO MUITO MAIOR. Todos ganham, é o pensamento ganha/ganha entre iniciativa privada, governo e empresas estatais, os sindicatos podem entrar nessa fatia também mas tem que fazer sua parte, mas a sinergia com que trabalhamos nos tapa a visão do que pode ser melhor. O pensamento que mora neste caso é: Se está funcionando, pra que mexer? Em time que está ganhando não se mexe, mas será que pode ser melhor, IMBATÍVEL.
São exemplos do nosso cotidiano que tornam cada caso único e trabalhável.
A infra aérea do nosso país pode melhorar e muito, a construção de mais aeroportos logísticos pode ser uma solução viável, poucas transportadoras no Brasil dispõe de frete aéreo, e aos poucos vão crescendo em um mercado pouco explorado. A infra não é só direcionada à Logística, está também na mobilidade urbana, engarrafamentos quilométricos, e sem solução a curto, médio e longo prazo!
Acompanhar as mudanças e ter idéias criativas e alternativas para contornar diversas situações que a falta de infra que o nosso país ainda enfrenta e nos impõe como desefio é sem sombra de dúvida a melhor chance de melhorar!
Acacio Borges
Acacio Borges
No Brasil, falar em Infraestrutura é o mesmo que falar em atraso, pois de acordo com nosso crescimento econômico dos últimos 20 anos, era para estarmos a frente de países como Chile e Colêombia há muito tempo, mas aqui o que se enxerga primeiro é quanto cada um vai levar indivivualmente com as obras feitas, e não quanto o País vai crescer com tal investimento. A mente corrupta do Brasileiro é o que atrasa as tentativas de arrancada de nosso empresariado em geral.
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