terça-feira, 12 de abril de 2011

OEM e ODM! O QUE DEVEMOS SABER DESSAS PRÁTICAS EMPRESARIAIS?

Antes uma breve definição dos mesmos:

OEM(Original Equipment manufacturer): é uma modalidade de distribuição e comercialização de produtos fabricados por terceiro e montados para formar um produto,muito comum em produtos de informática, indústria automobilística e celulares. Muito de seus praticantes compram o produto afim de agregar a um outro componente para poder formar um só. Ex: o carro é montado com várias peças de fornecedores diferentes, a mesma coisa acontece com os computadores e celulares.

ODM(Original Design Manufacturer): é a modelo de fabricação e comercialização mais usado na atualidade, pois abrange o produto e disign do fabricante e receberá a marca da companhia compradora no final do processo. É como mandar fazer computadores pela empresa XXX e pedir simplesmente para mudar a marca podendo esta vir como YYY.

Essas práticas fazem parte do Third Part Business ( trabalho de terceirização), deixando o KNOW HOW de fabricação com um terceiro e se concentrado no seu CORE BUSINESS (Atividade foco da empresa).

Mas o que me chamou a atenção esta semana foi um caso especial, um produto qualquer que compramos no supermercados por ai afora, acabam caindo no mesmo esquema, mas ninguem leva em conta a qualidade.

Vamos tomar como exemplo um simples jogo de faqueiros, quando visitamos nossos parentes mais antigos ainda vemos os faqueiro de época, bem trabalhados, reforçados e caros na época também, hoje é muito brilho e pouca qualidade.
Sabíamos que o processo de fabricação era mais robusto e menos eficaz em questão de rapidez (lead time de fabricação), porém poucos empresários olham as melhores práticas do passado para ver o futuro, não é a toa que quando vemos um produto produzido fora e com padrões diferentes de qualidade acabam sendo tão caros, para se atingir um ciclo de vida aceitável de um produto devemos olhar para o passado um pouco.

Os eletrodomésticos por exemplo, o ciclo de vida diminuiu e muito, são raras as casas que ainda comporta uma gelareira das antigas em funcionamento, ou uma máquina de lavar também. Este modelo produtivo se adaptou ao contínuo crescimento da população e suas respectivas rendas. A era do descarte vem com um ciclo muito curto de renovação! Hoje a maioria é da seguinte opnião: se quebrou, joga fora e compra outro (claro, existe uma anãlise de custo ai).

Pode parecer Bobagem estar levantando questões tais como acima citados, mas a questão da qualidade reflete diretamente na marca com certeza, e estamos vivenciando uma era onde até mesmo as empresas Top estão aderindo ao OEM e ODM, também não estou dizendo que é uma prática irregular, mas os fornecedores devem ser muito bem selecionados com critérios de qualidade impecável.

Acacio Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem o assunto pois a gestão do conhecimento deve ser difundida por todos, faça seu questionamento que colocaremos a resposta em forma de artigo para que todos possam crescer juntos, faça sua reclamação e ajude-nos a melhorar o portal do QUARTO DO CONHECIMENTO!

Grato Q.c.

Empregos Manager Online