segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

E-commerce

Antes achavam que era loucura, que não ia dar certo, porém se tornou um dos ramos e canais de vendas mais utlizado no mundo, embora ainda haja resistência por uma boa parte da sociedade, que está acostumada a comprar as coisa por perto saindo de casa, correndo o risco de não voltar com o produto desejado.

Hoje com o google e outros sites de busca e comparação de preços, isso já toma um rumo muito diferente. Atualmente o volume de compras no Brasil por este canal já passa de bilhões de reais todos os anos e há ferramentas online para que cada cidadão que queira comprar, vender, negociar e tudo isso gratuitamente,aliás, não vamos esquecer das empresas que fornecem o método de pagamento online como por exemplo o pagamento digital(abra sua conta clicando na imagem acima).

Submarino.com.brAgora, como eles conseguem colocar um produto de qualidade, menor preço, maior comodidade, em sua casa as vezes sem cobrar frete? Realmente isto é um desafio para os profissionais de Logística e administração, são inúmeras mercadorias que se não pagar frete, a venda não compensa. Mas a resposta é simples e objetiva, é Terceirização, o que realmente empresas de vendas online querem é foco no que realmente elas são boas (core business), que é vendas, a parte de entrega no tempo hábil, fica com os operadores logísticos, muitas vezes feitas parcerias com a mesma para criar uma competitividade mais acirrada e uma estrutura e confiaça mais sólida afim de obter mais confiança dos e-customers ou e-clientes assim chamados ultimamente.

Há um esquema muito utlizado por operadores logísicos, que eles chamam de otimizador de carga, aproveitam a rota de uma carga maior e colocam junto ao espaço ocioso os produtos de e-commerce, que na maioria são pequenos. faça um teste, compre algo numa loja, geralmente quem entrega é o motoboy em sua casa/apartamento, a terceirização está também nas transportadoras, desde nacionais, estaduais e municipais. É como quarteirizar o serviço de entrega para que não sinta tanto no bolso. Imagina só, eu compro da loja online, a loja contrata a transportadora e ela por sua vez tem quem faça as entregas porta-a-porta, basta colocar em um CD ( Centro de Distribuição) próximo as cidades ou nelas.

Por Acácio Borges.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem o assunto pois a gestão do conhecimento deve ser difundida por todos, faça seu questionamento que colocaremos a resposta em forma de artigo para que todos possam crescer juntos, faça sua reclamação e ajude-nos a melhorar o portal do QUARTO DO CONHECIMENTO!

Grato Q.c.

Empregos Manager Online