quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Apagão de profissionais qualificados!

Que o Brasil está a pleno vapor, isso niguém duvida, mas esqueceram de um aspecto importante neste crescimento desacelerado isso sim, e foi a mão de obra qualificada, no outro POST "garimpo do século 21", explanamos uma das atitudes tomadas por empresas e RH`s em pleno funcionamento, vai parecer mentira mas aqui no Sul do país tem empresa que está pagando aos funcionários para poder indicar uma possível contratação e hoje (10/02/2011) constatei que isso realmente é uma realidade, não sei nas outras cidades do país mas aqui (Joinville/SC) o negócio está "bombando".

Embora seja um pólo muito forte na economia do país, Santa Catarina enfrenta assim como boa parte do Brasil, um apagão de mão de obra qualificada, o que leva a crer que quem quer crescer profissionalmente, basta se qualificar.

As áreas técnicas são as que sofrem mais com essa perda, nas areas produtivas também, como posso atender um cliente se não tenho quem produza? Temos Rh`s batendo em porta em porta pra ver a ocupação de quem ainda não tem um trabalho a exercer e já oferecendo encaminhamento ao mercado de trabalho.

Mas temos que concordar, que tem gente virando as costas para as oportunidades isso sim, tem e aos montes, pois muitos querem um emprego e não um trabalho!

Por Acacio Borges

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

E-commerce

Antes achavam que era loucura, que não ia dar certo, porém se tornou um dos ramos e canais de vendas mais utlizado no mundo, embora ainda haja resistência por uma boa parte da sociedade, que está acostumada a comprar as coisa por perto saindo de casa, correndo o risco de não voltar com o produto desejado.

Hoje com o google e outros sites de busca e comparação de preços, isso já toma um rumo muito diferente. Atualmente o volume de compras no Brasil por este canal já passa de bilhões de reais todos os anos e há ferramentas online para que cada cidadão que queira comprar, vender, negociar e tudo isso gratuitamente,aliás, não vamos esquecer das empresas que fornecem o método de pagamento online como por exemplo o pagamento digital(abra sua conta clicando na imagem acima).

Submarino.com.brAgora, como eles conseguem colocar um produto de qualidade, menor preço, maior comodidade, em sua casa as vezes sem cobrar frete? Realmente isto é um desafio para os profissionais de Logística e administração, são inúmeras mercadorias que se não pagar frete, a venda não compensa. Mas a resposta é simples e objetiva, é Terceirização, o que realmente empresas de vendas online querem é foco no que realmente elas são boas (core business), que é vendas, a parte de entrega no tempo hábil, fica com os operadores logísticos, muitas vezes feitas parcerias com a mesma para criar uma competitividade mais acirrada e uma estrutura e confiaça mais sólida afim de obter mais confiança dos e-customers ou e-clientes assim chamados ultimamente.

Há um esquema muito utlizado por operadores logísicos, que eles chamam de otimizador de carga, aproveitam a rota de uma carga maior e colocam junto ao espaço ocioso os produtos de e-commerce, que na maioria são pequenos. faça um teste, compre algo numa loja, geralmente quem entrega é o motoboy em sua casa/apartamento, a terceirização está também nas transportadoras, desde nacionais, estaduais e municipais. É como quarteirizar o serviço de entrega para que não sinta tanto no bolso. Imagina só, eu compro da loja online, a loja contrata a transportadora e ela por sua vez tem quem faça as entregas porta-a-porta, basta colocar em um CD ( Centro de Distribuição) próximo as cidades ou nelas.

Por Acácio Borges.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Nepotismo!

Pra quem não sabe, é algo que tem relação papal num passado não muito distante, mas hoje o usamos como sinônimo de "favorecimento de parentes", ou amigos muito próximos para cargos políticos e/ou empresariais, é besteira dizer que isso não existe na nossa sociedade e em todos os níveis hierárquicos.

Para as pessoas que vem de de uma cultura empresarial com foco em gestão de pessoas, qualidade de vida, treinamentos e tudo mais, indo para uma empresa no qual a administração é familiar, consegue ver o nepostimo agir com mais força.

Por incrível que pareça já vi diversos gerentes(competentes) capaz de dar algo a mais pela empresa, sendo desligado porque simplesmente um parente ou conhecido muito íntimo de quem é o todo poderoso entrar, e fazer nada mais daquilo que lhe é pedido e achando que está com a bola toda. Vale lembrar que quem sofre mais com estas situações são os profissionais extremamente qualificados.

Não só na política, mas também em empresas, isso vem acontecendo com mais frequência, o que nós podemos fazer é lutar para que esta realidade seja mudada de forma a mostrar aos administradores, empresários e políticos, que isso não leva a lugar nenhum, muito pelo contrário, o nepotismo pode facilitar a corrupção, levando ao fracasso e fadado a ruinas por má gestão típica de nossa política e nossas empresas familiares.

Dê sua opnião!

Post em resposta ao questionamento e sugestão de Rogério de Souza (Linkedin)


Acacio Borges




Empregos Manager Online