O Kanban tem essa finalidade mesmo, de reduzir os estoques e manter um fluxo de materiais contínuo a fim de maximizar lucros através de produção puxada e ligação direta com departamento de compras e logística respectivamente.
O que se vê hoje em instituições de ensino superior é muita teoria sobre o assunto, mas quando alguém se depara com a realidade e a dinâmica do Kanban, vê que as coisas não são bem assim, uma coisa é você assemelhar características do que você aprendeu e acha que entende e outra bem diferente e colocá-la em prática.
Para se aplicar o Kanban a determinadas linhas de produção, temos que definir muitas coisas (dados), como por exemplo, lote mínimo, lead time de reposição, disponibilidade de entrega, lead time de entrega, custos agregado à estrutura Kanban, etc.
Há grande investimento nesse ramo, desde TI (tecnologia da Inforamção) até o operacional. Para se implantar determinada metodologia de trabalho e que ela seja respeitada por toda cadeia de distribuição e produção, alguns princípios e conceitos devem ser respeitados. PCPM tem grande participação nessa parte pelo fato de eles liberarem "ordens de produção" para que seja dada a largada para a produção de um "bem de consumo".
Temos que abordar assuntos separados para que a cadeia se interligue de forma sinégica e que o processo seja respeitado. Ex: PCPM > NECESSIDADE > LOGÍSTICA > FORNCECEDOR > LEAD TIME > TIPO DE EMBALAGEM PADRÃO PARA ATENTER ESPECIFICAÇÕES > ABASTECIMENTO DE LINHA = CADEIA DE ABASTECIMENTO E PRODUÇÃO.
Os cartões Kanban são acionados de forma sistemática, de acordo com a necessidade de separação para a linha (ponto de pedido) para que não haja necessidade de compra de mais do que o necessário para determinada quantidade de produtos a ser produzido.
A aplicação prática não é difícil, mas toma um tempo muito grande dos envolvidos devido à manutenção de itens, subtituição de fornecedores, etc. Cada empresa vai ter sua particulariedade, mas o princípio é o mesmo, diminuir estoques, aumentar fluxo de caixa, redução de espaços e desperdícios, investimento constante no core business da empresa. O Kanban é um ótimo aliado ao Lean manufacturing desde que o processo atenda as duas metodologia de trabalho e foco da empresa.
Por Acacio Borges